Entenda a diferença entre o certificado digital A1 e A3
Desde que o uso de certificados digitais foi implantado no sistema de escrituração fiscal e contábil brasileiro, muitas dúvidas surgiram. Afinal, são muitos termos, formatos de arquivo e características distintas. Por isso, no post de hoje, iremos explicar o que são certificados digitais, para quê servem e quais as diferenças entre certificado digital A1 e A3.
O que é certificado digital ?
O Certificado Digital são arquivos eletrônicos que têm a função de validar uma identidade, seja de uma empresa, pessoa física ou computador. Eles funcionam como uma senha online e servem para autorizar diversos serviços, como:
- Emissão de notas fiscais;
- Assinatura de documentos;
- Acessar a Receita Federal e os seus serviços;
- Fazer adesão ao Cadastro Positivo;
- Fazer assinatura de prontuários eletrônicos;
- Transações da Previdência Social e o FGTS;
- Realizar a consulta dos dados do IRPF;
- Entre muitos outros serviços.
O que é o certificado A1 ?
O certificado A1 é um arquivo digital com validade de 1 ano. Esse modelo permite que você acesse o arquivo de qualquer lugar já que ele estará em um servidor.
Por exemplo, se você não está no pet shop ou clínica veterinária, mas precisa emitir nota fiscal, pode fazer com o seu próprio computador de casa ou de qualquer outro local que você esteja.
O que é o certificado A3 ?
O certificado A3 é um dispositivo físico ou token, que se parece com um pen drive ou cartão de memória. Ele tem validade de 1 a 3 anos. Para utilizá-lo, você deve conectar ao computador e precisará de uma leitora de cartão.
Portanto, sempre que for acessar o certificado, o dispositivo físico deve estar com você. Além disso, você precisa inserir uma senha e, caso um funcionário utilize o arquivo, é preciso passar para ele.
Qual certificado digital recomendamos para utilização em nosso sistema ?
A recomendação de certificado digital para utilização em nossos sistemas é o certificado no modelo A1 (em arquivo), veja abaixo os motivos desta opção:
Nossos sistema de gestão e automação (GCOMWEB, GCOMWEB FLEX, GCOMWEB PDV, PLENUS WEB), trabalham perfeitamente com os certificados do modelo A1 (em arquivo) para emissão de nota fiscal eletrônica. Alguns clientes, por já possuírem o modelo A3 querem usá-lo em nosso sistema.
Os certificados são diferentes tecnicamente, o modelo A1 só precisa de uma senha para funcionar, o modelo A3 necessita de um leitor e do cartão. Justamente o cartão e o leitor apresentam uma possibilidade maior de falhas, devido aos seguintes fatores:
- Instalação de Drivers;
- Mal contato em suas conexões;
- Falta de permissão do usuário para executar a aplicação na máquina do cliente;
- Falha física no cartão;
- Falha física no leitor de cartão;
- Falha nas portas USB da máquina;
- Falha na conexão com os aplicativos;
Estes problemas citados acima independem do nosso sistema e estão mais suscetíveis a acorrerem caso a opção seja pelo uso do certificado A3.
Deixe um comentário